Banner ou Faixa? Crie você mesmo o seu e mande imprimir!

Como criar seu banner ou faixa?

Se você chegou até aqui com certeza deve estar procurando como desenhar ou fazer a arte / layout de um banner, faixa em lona para divulgar seus produtos e serviços, ou pra festa de aniversário do seu filho, sobrinho, etc. E sim, nós vamos te ajudar a “desenrolar” esse problema.
Lembrando que sempre o melhor caminho para desenvolver qualquer material de divulgação é procurar um profissional da área, um designer gráfico, mas sabemos que a realidade do empresário e dono de negócio não ajuda, no sentido financeiro, então vamos no esquema “Faça Você Mesmo”.

Basicamente para realizar um layout/desenho para o seu negócio você precisa ter o que chamamos tecnicamente de “briefing” (do inglês “to brief” que é resumir), um resumo das informações que vão precisar conter no seu material de divulgação (no caso uma faixa, um banner promocional ou um painel em lona).
Com essas perguntas que vão gerar um “resumo”, poderemos chegar a um material mais assertivo para o tipo de divulgação que você precisa. Assim, seu material terá muito mais efeito e impacto com o seu público alvo.

Em primeiro lugar precisamos que você tenha o seu logo em mãos, de preferência em vetor (pdf, eps, svg) ou em alta resolução caso ele esteja como imagem (png, jpeg, bmp, tiff) (se você não sabe do que eu estou falando, já vamos ter um problema ) fale com o designer que desenhou o seu logo e peça que ele mande o seu logo em alta resolução ou em vetor (png ou pdf será perfeito, com transparência de preferência e que ele envie todas as versões que ele desenhou, vertical horizontal, colorido e preto e branco para fundos claros e ou escuros).
Hummm, você anda não tem seu logo? 🙁 🙁 🙁 Bom, está mais do que na hora de pensar nisso, o logo é uma parte muito importante da empresa, praticamente é como ter um filho e não saber como chama-lo entendeu?

Após ter o logo em mãos, vamos definir como e para quem será o nosso layout seguindo essas perguntas abaixo que é o tal “briefing” que falamos:

1) Qual tipo de promoção / divulgação para o qual destina-se o design gráfico desse banner/faixa?
É uma oferta? Uma promoção? Porcentagem de Desconto? Divulgação de um novo produto? Uma festa, data de comemorativa?

2)Qual sua finalidade principal?
Aumentar a venda? Comunicar as novidades aos clientes? Informar sobre horários? Avisar que agora estão fazendo entrega/delivery? Um novo site, redes sociais?

3) Qual seu público alvo? A quem se destina, a quem atende?
Todo o tipo de público do meu negócio, para os homens? Para as mulheres? Somente para adolescentes? Um produto exclusivo para crianças?

3)Possui tema, slogan? Qual é?
Alguns exemplos abaixo
Casas Bahia – Dedicação Total A Você
Marisa – De mulher pra mulher
Extra – Mais barato
Nike – Just Do It

4)O que você quer que o cliente sinta quando ele ver esse banner ou faixa?
Isso é interessante para escolha das imagens e fontes (tipos de letras) que você vai usar. Se você por exemplo trabalha com Advocacia, você quer passar seriedade, lealdade e compromisso para o cliente. Nesse caso você vai usar uma font serifada e clássica
Ja se você trabalha com doces e bolos, você ja quer passar alegria, sabor, satisfação, desejos (viu como é diferente e ajuda na hora de desenhar?
Para ajudar na compreensão do que o design deve comunicar, forneça algumas características que melhor representem ou descrevam seus objetivos.

Objetivos:
Moderno ou Conservador?
Serviços de TI ou Internet (moderno), Advocacia ou Móveis Rústicos (Conservador)
Sério ou Descontraído?
Consultório Dentário (sério), Artigos para Festas (descontraído)

Pronto com isso em mente, ja temos mais de 80% do trabalho concluído, agora é partir pro mãos a obra e fazermos o desenho.

Exemplos de fontes Sans-serif e Serif

Se você não tem programas de edição no seu PC ou Notebook (Photoshop, Coreldraw, Illustrator, entre outros), não se preocupe, hoje temos a internet.
Existe um serviço online poderoso que pode ajudar a você a desenhar o seu banner ou qualquer outro material, que é o site Canva, (ele não é profissional, mas se bem usado quebra uma árvore) existe uma parte paga, mas com os recursos gratuitos você conseguirá desenrolar boa parte dos seus problemas.
Aqui separei um tutorial do próprio site deles tem: Tutorial para você criar um banner
É muito fácil você se registra com seu email e já pode sair desenhando o seu layout, tendo em mãos seu logo e a idéia do que vai comunicar pra quem vai e qual estilo. ja fica bem mais fácil.

Ok, segui o tutorial, entrei no Canva, mas não achei nenhum exemplo que sirva para o meu negócio, o que fazer?
Calma, também temos a internet e outros sites que vão salvar você sempre, são bancos de imagens de alta resolução (caso você não tenham fotos profissionais feitas por fotógrafo ou em alta resolução, não recomendo você utilizar aquela foto que você tirou do seu celular, a não ser que você tenha certeza que está usando uma foto de alta resolução (alguns celulares hoje tais como o Iphone, Samsung entre outros top de linha, tiram fotos com muita qualidade, mas se você não tem certeza, não se arrisque!).
Abaixo vou listar alguns sites que tem muito dos recursos gratuitos e você com certeza vai encontrar o que está procurando:

PIXABAY – https://pixabay.com/pt/

Site Pixabay

UNSPLASH – https://unsplash.com/

Site Unsplash.com

BURST by Shopify – https://www.shopify.com.br/burst

Burst by Shopify

PEXELS – https://www.pexels.com/pt-br/

PEXELS

PICJUMBO – https://picjumbo.com/

No caso desse buscador você deve procurar com termos em inglês, por exemplo: business.

FREEPIK – https://www.freepik.com/

Site muito completo, vetores, imagens, diversos, templates e mockups, muito material gratuito de ótima qualidade.

Freepik,com

FLATICON – https://www.flaticon.com/br/

Excelente site com centenas de ícones e pacotes de ícones, vale a pena guardar esse endereço no favoritos do seu navegador também.

Flaticon.com

Se mesmo assim com todos esses recursos você ainda estiver batendo cabeça, então eu sugiro que você contrate a nossa equipe de designers para desenvolver um layout pra você!
Você deve estar se perguntando: “E como faço para contratar esse serviço de vocês?”
Para isso é fácil, ao acessar a nossa loja virtual você seleciona “Contratar Criação” na hora da compra, e lá ao finalizar a compra você terá uns campos do briefing onde poderá colocar as informações que coletamos lá em cima no começo do artigo se lembra? E com elas a nossa equipe vai se encarregar de fazer o melhor possível para você ter um material de qualidade.

Contratando o Serviço de Criação




Para solicitar um orçamento, chame no WhatsApp.

Veja também