Quando o assunto é imprimir alguma imagem ou arquivo e o seu trabalho precisa sair da tela do seu pc/note para um papel, lona, adesivo ou qualquer outro material, existe um grande fantasma que é chamado de “Resolução do Arquivo”, com certeza em algum momento da sua vida você vai se deparar com esse “problema”.

Até então você no seu PC, notebook ou celular lindo e belo nunca havia precisado saber dessas informações, aquele seu logo ou foto que você usava para comunicar seu negócio funcionava muito bem obrigado, afinal de contas, nas telas a resolução necessária de exibição é de 72 dpi´s, (sim as telas só conseguem exibir isso no máximo) a maioria dos softwares populares que tem no seu computador e que você está acostumado a usar (Word, Powerpoint, entre outros) conseguem essa definição facilmente pra qualquer arquivo que você gere por ali.

Mas então chega o grande dia onde a sua empresa ou negócio precisa imprimir um catálogo ou um banner ou até mesmo uma lona de backdrop (aqueles painéis onde o pessoal usa com os logos da empresas para fazer fotos ) para um evento, festa ou promoção e ae começa o terror.


O atendente da gráfica lhe pergunta: ” – o senhor(a) tem seu logo ou arquivo em alta definição, ou em vetor?” e ae claro que você fala tenho sim, e envia aquele arquivo que você está acostumado a mandar pelo email e colocar no perfil das rede sociais, etc.

Só que esse arquivo em sua grande maioria das vezes não tem resolução para impressão, logo seu material impresso vai ficar uma caca, mas ae a culpa é de quem nesse caso?

Vou tentar ser breve e direto, porém mesmo assim esse assunto é complexo, pois estamos falando de dois mundos, o digital e o físico e eles se comportam totalmente diferente para interpretar as mesmas coisas no caso as imagens e ilustrações.

Quando seu arquivo está no computador ou é digital ele foi criado em pixels que é o nome da unidade representativa da imagem no digital, usado para mostrar na tela do seu computador, notebook, tablet, pc, celular, televisores, etc.
Nesse caso quanto mais pixels por polegada quadrada (DPI que é a sigla de Dots Per Inch ou traduzindo Pontos/Pixels por Polegada) mais definição da imagem você terá na hora da impressão e qualidade da mesma, e quanto menor a quantidade de pixels, menor definição. Você já deve ter percebido essa diferença no seu dia a dia com o celular Iphone top de linha do seu amigo e do seu celular “comum” a diferença de uma foto ou vídeo não é gritante?
O que muda nesse caso é exatamente isso, a quantidade de pixels por polegada quadrada para gerar a imagem.
Ou seja a transição de cores é mais detalhada ou seja tem muitos mais pixels por polegada.

Geralmente o “peso” do arquivo em Kbytes (KB) também altera proporcionalmente (quanto mais qualidade ou DPI´s mais Kbytes, deixando a sua máquina lenta ao abrir arquivos com qualidade alta) por isso geralmente os arquivos são reduzidos para a menor definição de tela que são os 72 DPI´s facilitando a vida do seu processador do PC ao exibir aquela imagem na tela.

Abaixo montamos uma tabela comparativa com os tamanhos “padrões” de impressão (que são o padrão A) a sua medida em cm e o quanto ela representa em pixels.

Resumindo para você ter uma boa qualidade em uma impressão de um banner de 90x120cm por exemplo sem ter a foto ou imagem “pixelada” você precisa ter um arquivo com a resolução de pelo menos 9933×14043 px.

TamanhoMedidas em cmResolução em pixels
A084,1 x 118,9 cm9933 x 14043 px
A159,4 x 84,1 cm7016 x 9933 px
A242,0 x 59,4 cm4961 x 7016 px
A329,7 x 42,0 cm3508 x 4961 px
A421,0 x 29,7 cm2480 x 3508 px
A514,8 x 21,0 cm1748 x 2480 px
A610,5 x 14,8 cm1240 x 1748 px
A77,4 x 10,5874 x 1240 px
A85,2 x 7,4614 x 874 px
A93,7 x 5,2437 x 614 px
A102,6 x 3,7307 x 437 px

Sabendo de todos esse pontos agora chegamos a conclusão que ninguém nos avisa disso até termos o nosso material rejeitado pela equipe de pré-impressão na gráfica ( isso quando a gráfica se preocupa em informar o cliente, algumas fazem você assinar um termo em letras miúdas que você tem ciência do seu arquivo e se responsabiliza pelo mesmo) ou recebermos o arquivo com fotos e imagens todas pixeladas e tudo ser arruinado.
Por isso nós da Gráfica Pilli sempre orientamos os nossos clientes a buscar ajuda profissional de em designer gráfico. Em nossa equipe temos um time de designers que podem solucionar os problemas que possam vir a acontecer.